sexta-feira, 8 de abril de 2016

Documento para chamar de Seu

Documento para estacionamento de vaga especial.
Mediante a atividade proposta em sala acerca da falsificação de algum documento, tendo em vista a análise diplomática e tipológica, este grupo propõe a falsificação do documento oficial de vagas prioritárias para deficientes. 
Este tema foi escolhido pois se essa falsificação não ocorresse melhoraria a vida do deficiente, com uma devida ocupação das vagas por quem realmente precisa. Para tal fim, iremos mostrar como acontece a falsificação desse documento, identificando quais os sinais de validação, trâmite, a tipologia e diplomática deste documento. Assim, evidenciando como detectar se ele é falso ou não e ajudando com essa proposta a identificar sua autenticidade. 
Para isso considera-se dois contextos arquivísticos, isto é, dois fundos, os de um usuário de estacionamento em vagas especiais e no Detran, desta forma exemplificando que as funções de prova mudam de acordo com o acumulador/produto de tal documento. Donde irá se analisar o tramite, o conjunto documental, a legislação, os conceitos de análise diplomática e tipológica vistas em sala de aula etc. dentro do contexto arquivístico em sua respectiva proveniência, isto é, a quem produziria ou acumularia tal documento. 
Selecionando-se dos textos indicados no blog Diplomática e Tipologia, o texto Panorama Arquivístico do tratamento de documentos imagéticos forenses pela Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás, escrito pelo Edson de Ferreira de Freitas Junior . Do qual possuí como metodologia uma base exploratória e descritiva, assim, com teor teórico e prático, a fim de compreender o regime de produção de imagens para discutir o estatuto da fotografia forense e a trazer a luz da ciência da informação, dos quais específicos a cada grupo, com relação com a sociedade e a tipologia documental" e ainda elucidar a necessidade de desenvolver conhecimentos mais sólidos acerca do documento fotográfico, os atribuindo como integrantes de acervos de criminalisticos.
De forma similar, poderá utilizar como base de desenvolvimento da proposta original da escolha de um "documento para chamar de seu", a ser desenvolvido no decorrer do semestre da disciplina de diplomática e tipologia documental, abordar de forma teórica e prática a carteirinha para estacionamento em vaga especial dentro do contexto arquivístico dos dois acumuladores supracitados, por meio de uma sistematização de elementos concretos e inferentes de elementos evidentes ou com análises mais profundas que necessitem de um contexto, assim tornando-se capaz o recobrar das diversas funções que tal documento pode tomar, em cada um de seus contextos, isto é, por meio de análises diplomáticas e tipológicas.

Tem-se, assim, então como Documento a Carteirinha para estacionamento em vaga especial. Como foco, o fundo Pessoal e Detran. Em um Contexto de produção relacionado a utilização de vagas especiais por meio de deficientes especiais. Fazendo-se uso de uma metodologia exploratória e descritiva, com análises diplomáticas e tipológicas, levando-se em conta as considerações pesquisas bibliográficas, tais quais a do texto de Edson Junior.

Fonte da fotografia: http://www.canela.rs.gov.br/index.php/meio-ambiente/510-prefeitura-disponibiliza-cartao-destinado-a-vagas-especiais
Fontes de informação: http://www.dialogosenmercosur.org/Simposio 29a.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário