domingo, 24 de abril de 2016

Comparando os Planos

O plano de classificação do Senado Federal é funcional, dividido em função, subfunção, atividade e lista de documentos e tipologia documental.
Já o plano de classificação do fundo Isaac Francisco Rojas é estrutural, dividido em seção documental, subseção, série documental e subsérie.
O fundo do Isaac Francisco Rojas é mais completo, mesmo sendo o menor dos três, pois quando você clica em algum idem dele, abre uma especificação completa de todo o documento, como o código, o título, nivel de descrição, contém até o volume do suporte do documento. Contudo, o plano do Senado Federal também é completo e elucidativo, pois ensina e explica muito da organização, fala sobre as atividades desenvolvidas e a lista de documentos contidos.
O plano de classificação da Aneel é funcional também, dividido em classe, subclasse, grupo e subgrupo, divididos em gestão, atividade meio e fim.

Em comparação com os três, o que menos contém assuntos é do fundo Isaac Francisco Rojas, ele não abrange muitos, talvez pelo fato de não ter muitos assuntos na própria instituição, contudo, ele explica muito bem cada item, os outros dois abrangem mais assuntos e contém código de classificação, o que não tem no primeiro.

Procuramos a espécie ''recibo'', pois havia constando nos dois, a diferença é que no fundo do Issac, abrange todos os recibos, já no do Senado, cada tipo documental é classificado em uma área, isso talvez porque o fundo do Isaac é estrutural, e englobou todos os recibos na parte de pessoal, já o do Senado, por ser funcional, colocou um tipo de recibo em cada função correspondente, e por último, o da aneel não contém esse assunto, mesmo sendo uma autarquia que compra materiais para uso próprio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário