segunda-feira, 25 de abril de 2016

Análise documental do filme "Gueto"

Realizada por Marina Yankovich

As diferentes espécies documentais encontradas foram: filmes, câmeras, cintas, cadernos e passes para entrar em Varsóvia e diários pessoais.
Já as proveniências são as mesmas, as únicas diferentes são os cadernos e diários pessoais, que vinham do fundo pessoal de cada pessoa que contribuiu para relatar o documentário.
A mudança de proveniência foi que os cadernos e diários saíram do fundo pessoal e foram para o fundo do Gueto de varsóvia, que relatavam as atrocidades feitas com os judeus naquela época.
O filme mostra mais o fundo do Gueto contado pelos judeus, mas eles mostram diversas vezes que os alemães filmavam para seu fundo, contudo, com uma história diplomaticamente falsa.

Minha proposta de classificação para os documentos:
Escolhi os filmes, cadernos e diários.
Ambos são permanentes, dividi todos em um plano estrutural, pois a função dos três para mim é histórica, logo, um plano funcional não seria muito amplo.
Dividiria em seção, série documental e subsérie.
Começaria com um código documental, a tipologia, não tem temporalidade e data de eliminação pois é permanente, e por fim um campo para observações.

Um plano de classificação e uma estratégia de conservação é muito essencial para esses documentos, pois eles contam uma história não só para o povo judeu, mas sim para todo o mundo, pois todos estavam envolvidos direta ou indiretamente na guerra.

Um comentário: