Nesta página, encontra-se as atividades realizadas do blog, disponibilizando-se os links, com uma breve descrição do conteúdo de cada página, assim, pode-se ter uma visão geral do blog e aumenta-se a facilidade para ter acesso as principais postagens selecionadas.
Atividades em Grupo:
1. Verdade ou Mentira? - Post introdutório a criação do blog, sua proposta e definição do tema.
2. Notícia da Semana Anterior: "Força-tarefa da Lava Jato Prende Mais Uma Funcionária da Odebrecht" - Analisa-se uma notícia do dia 11 de março, de apreensão de mais uma funcionária da Odebretch, por ação da Lava Jato, considerando a Diplomática e Tipologia documental.
3. Blogs Discentes - Se escolhe e analisa três blogs discentes presentes no blog mãe de Diplomática e tipologia documental, considerando o que eles poderiam ser úteis de inspiração a construção do blog do Ciência Hemérica e das atividades no decorrer do semestre, bem como sua realação com a temática do grupo. Onde se escolheu os blogs: Mais do Que Meros Detalhes, Diplomática em Performance e Memórias Postumas.
4. Análise diplomática do Termo de Posse do Lula - Analisa-se o termo de posse do lula, que fora considerado impróprio para que ele assumisse o ministério da casa Civil, tendo como base os conhecimentos da Diplomática.
5. Atividade Realizada em Sala - Análise Diplomática e Tipológica - Relata-se a atividade realizada em sala de aula, onde se faz uma Análise Diplomática e Tipológica de marcas páginas, um cartão postal publicitário, convites publicitários e carteirinhas de escotismo.
6. Arquivo e Mudança histórica - Aborda-se o caso do Mensalino e da falsificação do passaporte falso de Pizzolato.
7.Elaborando Problemáticas Arquivísticas - De acordo com uma realizada em sala de aula, tal postagem trás um Quiz semelhante para que o internauta possa analisar e julgar se consideram os documentos como arquivísticos ou não.
8. Documento para chamar de Seu - Propõe-se o documento oficinal de vagas prioritárias para deficientes como foco de análise.
9. Locuções com Duranti... - Explana-se a diferença entre a diplomática clássica e a especial, o conceito de autenticidade diplomática com exemplo ilustre dessa abordagem e relação entre os conceitos de autenticidade diplomática, jurídica e histórica.
10. Será que é falso??? - Cria-se documento de credencial para vaga especial, questionando se ele é falso e como a diplomática poderia ajudar a resolver tal questão.
11. Comparando os Planos - Compara-se os Planos de Classificação do Senado Federal, do Fundo Isaac Rojas e o Plano de Classificação da Aneel.
12. Variação dos Contextos Documentais - Analisa-se documentos do fundo do Grupo Ciência Hemérica, abordando como eles podem se configurar como documento histórico, tendo como base o texto Museologia "Museologia e patrimônio Interdisciplinar do campo: história de um desenho (inter)ativo", da Diana Farjalla Correia Lima.
13. Seu grupo como fundo arquivístico!!! - Identifica-se três documentos do Grupo ciência Hemérica e faz-se um plano de classificação parcial para tais documentos.
14. Classificando... - faz-se análise tipológica de um registro fotográfico de difusão, do fundo Madres de la Candelária, e aborda-se propondo segundo o Plano de Classificação do Conarq e o Plano do Senado Federal uma classificação para esse registro.
15. Iniciando o Mapeamento de Processos - Explana-se sobre como o mapeamento de processos pode melhorar o desempenho das atividades administrativas e como isso refletiria na atividade de gestão documental, considerando o tema da falsificação de documentos.
16. Atividade Piloto de Mapeamento - Faz-se mapeamento, com o Bizagi, do processo de atividades e post desde o momento em que tal atividade sai do blog mãe até quando se coloca os links das atividades no próprio blog mãe.
17. Elaborando questões - Trás se questões, tendo como base a bibliografia da disciplina, que são pertinentes como dúvidas a disciplina.
18. Prévia das Oficinas - Apresenta-se uma prévia do que será apresentado nas oficinas virtuais. Esboçando-se a ideia principal, abordando-se questões trabalhadas na disciplina, apresentando a metodologia pedagógica para a apresentação, estruturação e montagem dos recursos visuais e de apresentação presencial, do esquematizar da oficina virtual e a integração com os participantes nas referências e abordagens acadêmicas.
19. Pesquisa nos Blogs Discentes - Pesquisou-se três blogs discentes presentes no blog mãe para os utilizar como inspiração para aderir elementos a oficina. Escolheu-se os blogs: Dançarq, Senhores do Arquivo e Prevenidos da Diplomática.
20. VEM!! Oficina virtual! - Apresenta-se a oficina virtual realizada no dia 17 de junho de 2016, para todos aqueles que não puderam ver a realização presencial.
21. Relatório Final (Atividade final) - Aborda-se as atividades do em sala, do blog e da oficina virtual.
22. É hora de Dar Tchau! - Postagem de encerramento das atividades do blog e da disciplina.
Atividades Individuais:
1. Fixando o Bizagi (Brunna), Fixando o Bizagi (Marcus), Fixando o Bizagi (Valéria), Fixando o Bizagi (Marina) - Atividade de fixação de utilização do Bizagi, de construção de mapeamento do processo de realização da prova de DTD.
2.Analise Documental do Filme Gueto (Brunna), Analise documental do Filme Gueto (Marcus), Analise Documental do Filme Gueto (Marina) e Analise Documental do Filme Gueto (Valéria) - Fez-se análise documental do filme Gueto, escolhendo-se três documentos e construindo um Plano de Classificação Parcial da documentação escolhida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário