quinta-feira, 7 de abril de 2016

Atividade Realizada em Sala - Análise Diplomática e Tipológica

Far-se-á a análise diplomática e tipológica em quatro casos exemplificados em sala de aula, dos quais serão descritos a seguir, dos quais são suscitados na atividade "Qual o Nome da Espécie?":

1º Caso: 4 Marcas páginas, com propagandas de livro, são entregues para a análise.Além disso fora revelado que eles são do fundo pessoal do professor André. Tem-se então que:
Marca página 
publicitário,
utilizado na
aula de 
diplomática e 
tipologia 
documental.
  • Análise Diplomática:
  1. O que é isso? Um marca página publicitário (a função principal dele é divulgar a loja, editora os livros).
  2. Suporte: Papel.
  3. Forma: Original.
  4. Formato: Marca página.
  5. Configuração da informação: Com apenas um verso, com um layout mais elaborado, destacando-se cores.
  6. Gênero: Textual, imagético.
  • Análise Tipológica: 
  1. Espécie: Marca página.
  2. Produtor/acumulador do documento: Professor André.
  3. Função: Prova quanto a aula ministrada.
  • É um documento de arquivo ou de coleção? Pode ser usado como documento de arquivo, uma vez que prova a aula ministrada.
  • Sinais de validação: Logomarca.
1- É o mesmo documento ou ele difere em cada situação? São documentos com a mesma tipologia, mas com conteúdos diferentes.
2 - Qual é o produtor do documento em cada contexto? Qual seu valor arquivístico? O produto/acumulador é o professor André. Tem a função de prova quanto a aula ministrada.
3 - Qual seria sua série documental? Divulgação.

2º Caso: Foi mostrado no computador um cartão postal, com algumas informações escritas. Além disso, posteriormente foi possível ter o acesso físico a ele, dando para ver que se tratava de uma propagada de um livro que o professor fez participação. Por fim fora dito que pertencia ao  fundo professor André.
Cartão postal publicitário utilizado pelo professor André
 para ministrar a aula.
  • Análise Diplomática:
  1. O que é isso? Cartão Postal Publicitário (o qual tem função de divulgar o livro)
  2. Suporte: Papel.
  3. Forma: Original.
  4. Formato: Cartão Postal.
  5. Configuração da informação: As informações são contidas frente e verso, com um layout mais elaborado, destacando-se cores.
  6. Gênero: Textual, imagético, com layout destacando-se.
  • Análise Tipológica: 
  1. Espécie: Cartão Postal.
  2. Produtor/acumulador do documento: Professor André.
  3. Função: Prova quanto a aula ministrada, quanto a existência do livro (como um anexo), fazendo-se referência ao arquivo pessoal.
  • É um documento de arquivo ou de coleção? Pode ser usado como documento de arquivo, uma vez que prova a aula ministrada e da participação da criação do livro.
  • Sinais de validação: Logomarca.
1- É o mesmo documento ou ele difere em cada situação? É apenas um documento.
2 - Qual é o produtor do documento em cada contexto? Qual seu valor arquivístico? O produto/acumulador é o professor André.Tendo ele a função de prova quanto a aula ministrada e participação da criação do livro.
3 - Qual seria sua série documental? Divulgação.

3º Caso: Foi entregue cartões cuja forma era desconhecida a maioria da turma, onde convidava-se para ir a Galeria de Arte Marcelo Guarnieri. Ademais, fora revelado que tais documentos fazem parte do fundo pessoal do professor André, de uma casa da qual seu avô morava, mas que agora é uma galeria:
Convites publicitários utilizados para ministrar a aula
de diplomática, pelo professor André.
  • Análise Diplomática:
  1. O que é isso? Convite Publicitário (o qual tem função de divulgar e convidar às exposições)
  2. Suporte: Plastico em sua maioria, houve um em papel ou papelão.
  3. Forma: Original.
  4. Formato: Convite Publicitário.
  5. Configuração da informação: As informações são contidas frente e verso, com um layout mais elaborado, destacando-se cores.
  6. Gênero: Textual, imagético, com layout e números.
  • Análise Tipológica: 
  1. Espécie: Convite publicitário. 
  2. Produtor/acumulador do documento: Professor André.
  3. Função: Prova quanto a aula ministrada, quanto a existência de sua ligação com a Galeria (da qual pertencia ao seu avô) e que é amigo do atual proprietário do local.
  • É um documento de arquivo ou de coleção? Pode ser usado como documento de arquivo, uma vez que prova a aula ministrada, da ligação com a Galeria, da ligação com a amizade com o atual proprietário.
  • Sinais de validação: Logomarca.
1- É o mesmo documento ou ele difere em cada situação? São documentos com a mesma tipologia, mas o conteúdo do que se encontra na Galeria diferente em cada qual.
2 - Qual é o produtor do documento em cada contexto? Qual seu valor arquivístico? O produto/acumulador é o professor André.Tendo ele a função de prova quanto a aula ministrada e vínculos com o atual proprietário e com sua vivência no passado referente ao imóvel.
3 - Qual seria sua série documental? Divulgação.


4º Caso: Recebeu-se quatro carteirinhas oficiais de escotismo, com diversas pessoas como beneficiários, das quais pertencem ao fundo pessoal do professor André, do qual utiliza apenas para ministrar as aulas:
Carteirinha de Escotismo, utilizada pelo professor
André para ministrar as aulas de Diplomática.
  • Análise Diplomática:
  1. O que é isso? Carteirinha de escotismo/escoteiro (o qual teria a função primeira de provar que é escoteiro de determinado lugar)
  2. Suporte: Plastico.
  3. Forma: Original
  4. Formato: Carteirinha/cartão.
  5. Configuração da informação: As informações são contidas frente e verso
  6. Gênero: Textual, imagético, com layout elaborado e números.
  • Análise Tipológica: 
  1. Espécie: Carteirinha de escotismo.
  2. Produtor/acumulador do documento: Professor André.
  3. Função: Prova quanto a aula ministrada.
  • É um documento de arquivo ou de coleção? Pode ser usado como documento de arquivo, uma vez que prova a aula ministrada. ( como prova de ser escoteiro de determinado lugar só seria um documento de arquivo se pertencente ao beneficiário, no caso do fundo do professor André, apenas a carteirinha dele seria válida como prova arquivística, as dos demais beneficiários, não)
  • Sinais de validação: Logomarca, timbres.
1- É o mesmo documento ou ele difere em cada situação? São documentos com a mesma tipologia, mas o conteúdo se diversifica, para quanto ao beneficiário.
2 - Qual é o produtor do documento em cada contexto? Qual seu valor arquivístico? O produto/acumulador é o professor André.Tendo ele a função de prova quanto a aula ministrada, conforme supracitado.
3 - Qual seria sua série documental? Divulgação.



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