quarta-feira, 13 de abril de 2016

Locuções com Duranti...

Atividade 1 - A diferença entre a diplomática clássica e a especial:

A diplomática especial é onde os princípios teóricos da diplomática se individualizam e se tornam mais claros para atingir documentos singulares, concretos e que possam ser usados de exemplo para a teoria, ao passo que a clássica tem por objeto as noções fundamentais, ela expõe um método, é um campo de conceitos, já a aplicação dela em cada caso individual é a diplomática especial.

Atividade 2 - Explicar o conceito de autenticidade diplomática e dar um exemplo que ilustre essa abordagem:

A autenticidade diplomática decorreu da necessidade de verificar a veracidade dos documentos, de acordo com Duranti, um documento é diplomaticamente autêntico quando suas formas correspondem perfeitamente as das regras e quando ele é genuíno, do ponto de vista histórico, autêntico é sinônimo de genuíno, mas do ponto arquivístico, um documento é autêntico quando apresenta todos os elementos que foram estipulados para a autenticidade, e genuíno quando ele é o que ele realmente propôs ser. Por exemplo, um certificado que é emitido por uma autoridade pública e respeita as regras burocráticas mas contém informação não correspondente com a realidade, é diplomaticamente autêntico mas historicamente falso.

Atividade 5 - Relação entre os três conceitos de autenticidade (diplomática, jurídica e histórica):

De acordo com Duranti, qualquer documento que seja para investigar, independente da disciplina, tem um caráter diplomático-histórico-legal-administrativo, ou seja, seu estudo tem natureza arquivística. No caso de uma sociedade regida pelos aspectos do direito, qualquer coisa representada por um documento arquivístico, pode vir a ser relevante para o direito, visto isso, a diplomática tem sido muito usada para averiguar a autenticidade dos documentos jurídicos. Um exemplo da relação dos três que a Duranti cita é que um certificado emitido por uma autoridade pode ser legal e diplomático, contudo, pode ser historicamente falso, o que já faz com que o documento tenha seus elementos alterados, que seriam a confiabilidade, a autenticidade e a veracidade, em resumo, cabe dizer que os três são diferentes mas o conjunto é necessário para um documento com essas características.


Fonte da fotografia: https://peruibe.sistemas4r.com.br/autenticidade.aspx

Um comentário: