quarta-feira, 27 de abril de 2016

Análise documental do filme "Gueto"

Atividade individual realizada por Marcus Arthur de Sousa Carvalho

Seguindo-se a atividade individual intitulada Analise Documental do Filme "Gueto", do blog de Diplomática e Tipologia, tem-se que:1) identificar e comentar as diferentes espécies documentais presentes no filme "Gueto" e as diferentes proveniências, e mudanças de proveniência, em que estão envolvidos e 2) Complementar tal atividade, elaborando uma proposta de um plano de classificação para pelo menos três documentos. Além disso, deve-se embasar no texto Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores, de autoria do próprio professor André, como inspiração para construir os comentários.Tem-se então, que:

Analisando o filme observar-se diversas tipologias utilizadas no decorrer da construção do filme, que foram compendiados pela diretora israelense Yael Hersonski, e que são usados como provas documentais para reconstruir os esforços da propaganda nazista durante o terceiro Reich, que fabricavam em suas diversas imagens a mensagem de que os judeus possuíam uma vida confortável, enquanto se demonstravam impassíveis frente as desigualdades em Varsóvia, bem como da evidenciação dos choques culturais, que depreciavam a imagem dos Judeus. O que os nazis intitularam "Gueto" e que usavam como justificativa para a construção do horror que se sucedeu. Dentre tais documentos encontram-se filmagens de propaganda nazista, testemunhos de sobreviventes do Gueto, cartas, jornais, diários, relatórios, informes financeiros etc.

Uma vez que, segundo Lopez, o documento arquivístico não deve ter uma função passiva de repositórios do passado, mas sim deveria ele se configurar como insumo para a instituição ou pessoa, pode-se pensar arquivísticamente a contribuição como valor de prova tais documentos exercem sobre a sociedade, apontando-se novas visões e interpretações sobre os eventos, em que até mesmo documentos cotidianos podem apresentar novas funções a depender de quem olha para ele, como pode ser vislumbrado claramente no contexto de produção desse filme.

Escolhendo para a proposta da atividade os "depoimentos", "diários" e e "filme/documentário do Willy Wist", pode-se notar as seguintes análises sobre a proveniência: Os depoimentos faziam parte de fundos pessoais e passaram ao fundo de produção do filme, assim como os diários, que agiram como testemunho dos sobreviventes quanto a realidade nos campos e no "gueto"; Já os filme/documentário de Willi Wist que visava criar uma imagem do gueto em varsóvia passa a ser incorporado também do fundo alemão ao fundo de Yael Hersonki, ao o ter como base para produção do filme da autoria dela.

Tendo como base tais documentos pode-se criar o seguinte fundo arquivístico hipotético: 

Fundo/Titular
Yael Hersonski
Função
Documentar cenas na produção de filme
Documentar acontecimentos na na produção de filme
Espécie
Filme/Documentário de Willy West
Diários
Depoimentos de antigos moradores
Tipologia
Filme documentário de antigas cenas para gravação de filme
Diários sobre acontecimentos para produção de filme
Depoimentos registros de antigos moradores do Gueto como prova de acontecimentos para produção de filmes

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