Seguindo-se a atividade individual intitulada Analise Documental do Filme "Gueto", do blog de Diplomática e Tipologia, tem-se que:1) identificar e comentar as diferentes espécies documentais presentes no filme "Gueto" e as diferentes proveniências, e mudanças de proveniência, em que estão envolvidos e 2) Complementar tal atividade, elaborando uma proposta de um plano de classificação para pelo menos três documentos. Além disso, deve-se embasar no texto Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores, de autoria do próprio professor André, como inspiração para construir os comentários.Tem-se então, que:
Analisando o filme observar-se diversas tipologias utilizadas no decorrer da construção do filme, que foram compendiados pela diretora israelense Yael Hersonski, e que são usados como provas documentais para reconstruir os esforços da propaganda nazista durante o terceiro Reich, que fabricavam em suas diversas imagens a mensagem de que os judeus possuíam uma vida confortável, enquanto se demonstravam impassíveis frente as desigualdades em Varsóvia, bem como da evidenciação dos choques culturais, que depreciavam a imagem dos Judeus. O que os nazis intitularam "Gueto" e que usavam como justificativa para a construção do horror que se sucedeu. Dentre tais documentos encontram-se filmagens de propaganda nazista, testemunhos de sobreviventes do Gueto, cartas, jornais, diários, relatórios, informes financeiros etc.
Uma vez que, segundo Lopez, o documento arquivístico não deve ter uma função passiva de repositórios do passado, mas sim deveria ele se configurar como insumo para a instituição ou pessoa, pode-se pensar arquivísticamente a contribuição como valor de prova tais documentos exercem sobre a sociedade, apontando-se novas visões e interpretações sobre os eventos, em que até mesmo documentos cotidianos podem apresentar novas funções a depender de quem olha para ele, como pode ser vislumbrado claramente no contexto de produção desse filme.
Escolhendo para a proposta da atividade os "depoimentos", "diários" e e "filme/documentário do Willy Wist", pode-se notar as seguintes análises sobre a proveniência: Os depoimentos faziam parte de fundos pessoais e passaram ao fundo de produção do filme, assim como os diários, que agiram como testemunho dos sobreviventes quanto a realidade nos campos e no "gueto"; Já os filme/documentário de Willi Wist que visava criar uma imagem do gueto em varsóvia passa a ser incorporado também do fundo alemão ao fundo de Yael Hersonki, ao o ter como base para produção do filme da autoria dela.
Tendo como base tais documentos pode-se criar o seguinte fundo arquivístico hipotético:
Fundo/Titular
|
Yael Hersonski
|
||
Função
|
Documentar cenas na produção de filme
|
Documentar acontecimentos na na
produção de filme
|
|
Espécie
|
Filme/Documentário de Willy West
|
Diários
|
Depoimentos de antigos moradores
|
Tipologia
|
Filme documentário de antigas cenas para gravação de filme
|
Diários sobre acontecimentos para produção de filme
|
Depoimentos registros de antigos moradores do
Gueto como prova de acontecimentos para produção de filmes
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário