Tendo como base a atividade Prévias das Oficinas, do blog Diplomática e Tipologia, que diz que deve-se apresentar uma prévia de suas oficinas física e virtual. Tendo-se que esboçar a ideia principal de cada grupo, pensado e desenvolvendo questões trabalhadas na disciplina, como: 1)Fundo, ou conjunto de fundos, que o grupo escolheu. Evidenciando sua proveniência; 2)As tipologias presentes no estudo do grupo até o momento; 3) As espécies reconhecidas, e sua diferença em cada contexto abordado pelo grupo; e 4) Uso de mapeamento de processos, de alguma atividade selecionada que envolva a produção direta de documentos, através do Software Bizagi. Considerando que pode-se ficar a vontade para abordar assuntos complementares vistos ao longo da disciplina e do curso. Além disso, deve-se comentar a metodologia adotada pelo grupo, no que se refere a parte arquivística e como está será desenvolvida pedagogicamente na oficina. Ademais, se deve pensar em toda a estruturação e montagem dos recursos visuais e de apresentação, sendo que na oficina virtual, é necessário propor algo que funcione como uma oficina a distância, onde através da integração da tecnologia com o ensino, seja possível compreender questões abordadas na oficina física. Por fim, ainda é necessário pensar na integração com os participantes nas referências e abordagens acadêmicas como exemplo.
Segue-se que:
1) Ideia principal
O objetivo principal do grupo Ciência Hemérica frente as oficinas é abordar a temática da falsificação de documentos, especificando o tema quanto aos documentos utilizados por deficientes em seu dia a dia, levando em consideração a Diplomática e a Tipologia documental como instrumentos úteis para análise e verificação da autenticidade e garantia quanto as possíveis valores de prova.
2) Questões trabalhadas na disciplina:
2.1)Fundos e proveniência(s).
No decorrer da oficina o conceito de fundo será abordado ao se evidenciar as proveniências dos documentos escolhidos para análise, dentro do caso do VEM Livre para Deficiêntes e no caso da utilização de credencial para estacionamento em vaga especial.
2.2)Tipologias do Grupo Ciência Hemérica.
Da mesma forma que o conceito de fundo, a Tipologia e a análise tipológica será brevemente explicada, levantando-se que ela é importante para se vincular o documento as funções e atividades do produtor, evidenciando quais seriam as mudanças de funções/atividades em cada fundo respectivo.
Bem como os abordará dentro do caso Vem Livre.
Bem como os abordará dentro do caso Vem Livre.
2.3)Espécies e contextos.
Anteriormente as explanações supracitadas acerca das tipologias, deve-se identificar que documento serão estes abordados, para tal, far-se-a uma breve explicação sobre o conceito de espécie, em que a diplomática a possibilita determinar e as possíveis modificações quanto as características das espécies e suas implicações em cada contexto, isto é, nas proveniências relacionadas e de uma análise quanto ao Vem Livre.
2.4)Mapeamento de processos e utilização do Bizagi.
O Mapeamento de processos ajuda de certo a identificar as etapas de atividades de processos, bem como os documentos produzidos e as formalidades que precisam ser cumpridas para que ele seja considerado válido em seus contextos, seja administrativa, fiscal ou legalmente. Vantagem essa que se acentua e pode até ser considerada essencial para o determinar e analisar o trâmite de documentos em processos mais complexos. No contexto de apresentação das oficinas ele será abordado de forma conceitual e mostrando-se sua importância auxiliar para a diplomática e para a tipologia documental, que nos exemplos citados, deixa a visualização do tramite mais fluido e possibilitando ver as conexões entre o Fundo do usuário do passe Vem Livre e das outras instâncias.
3)Metodologia sobre a arquivologia e como esta será desenvolvida pedagogicamente na oficina.
Como se trata de uma oficina para um público geral, que podem englobar em sua maioria universitários e funcionários da própria UnB, nem todos com conhecimentos mais aprofundados sobre arquivologia, a proposta é abordar a temática, da falsificação de documentos de documentos relativos aos deficientes, de forma simples e com a linguagem adequada a todos os públicos. Começando-se a explorar casos chamativos e aliando isso em que a Arquivologia poderia ajudar a resolver, destacando ferramentas arquivísticas que podem ser utilizadas, tais quais as análises diplomáticas, tipológicas etc. Desta forma, prende-se a atenção dos participantes/ouvintes e transmite-se os conceitos de forma simples e descomplicada.
4)Estruturação e montagem dos recursos visuais e de apresentação presencial.
4.1) Estruturação e montagem dos recursos visuais
Como recursos visuais pensados pelo grupo Ciência Hemérica no dia da oficina ter-se-ia cartazes azuis simulando o emblema de deficientes colocados na parede, documentos colocados para se identificar se são verídicos ou não dentro de pastas e colocados sobre a mesa alocada na frente da exposição. Cópias de documentos utilizados no Caso VEM,
Ademais, será colocado sobre a mesa: lista de chamada personalizada com o tema, certificado de participação da oficina, folder informativo (com conceitos principais da disciplina), marca página publicitário do grupo e lembrancinhas (pirulito em formato de placa com embalagem com informações relevantes a disciplina).
4.2)Estruturação e montagem da apresentação
A montagem da apresentação será esquematizado para que tudo seja transmitido em no máximo 6 minutos, onde sempre terá no mínimo dois integrantes do grupo apresentando (uma vez que será necessário que os outros dois revezem para que seja possível que todos vejam as outras apresentações) e em que cada integrante será capaz de transmitir todo o conteúdo possível para o momento.
Já a apresentação se dará na seguinte estrutura:
Introdução:
> Apresenta-se o grupo Ciência Hemérica e a ideal principal do grupo.
>Faz-se perguntas instigantes sobre documentos falsos, casos famosos aborda-se que a diplomática pode ajudar.
Desenvolvimento:
>Caso 1: Falsificação do Cartão VEM livre acesso. Aqui, para entender o caso trás se as contribuições da diplomática e da tipologia para o caso, usando-se conceitos de forma simples e clara. Falando sobre as diferenças entre veracidade e autenticidade, fazendo-se uma análise do cartão passe VEM Livre do denunciante anônimo. Além disso tem-se a sua tipologia, dizendo-se que tal documento funciona perfeitamente em sua função, quando aceito em todas as instâncias, o caracterizando como parte do fundo pessoal do usuário.
>Caso 2: Se abordará a questão da falsificação de Credenciais de Acesso a Vagas Especiais para deficientes. Pendindo-se que avaliem qual é o verdadeiro ou falso, reforçando-se os conceitos de Diplomática e Tipologia supracitados no caso 1.
Encerramento:
>Agradece-se o público por ter visto.
>Entrega-se folder informacional.
>Entrega-se o certificado de participação assinado.
>Entrega-se a lembrancinha ( pirulito placa)
>Pede-se para assinar/falsificar a lista de presença.
>Fala sobre o blog oficial do Ciência Hemérica.
5)Oficina virtual.
Para a oficina virtual cumprir o seu propósito de agir como um espelho das apresentações presenciais, será estruturada e postada preenchendo-as em níveis conceituais e com explanações mais aprofundadas esta estruturação e montagem dos recursos visuais e de apresentação presencial supracitada. Colocando-se fotos dos materiais produzidos, da equipe.
6)Integração com os participantes nas referências e abordagens acadêmicas.
Para finalizar, esta integração será dada de forma dinâmica, abordando-se os conceitos depois do vislumbrar da prática, com linguagens simples e de fácil entendimento mas com a consistente da corrente de pensamento dos grandes autores da arquivologia vistos em sala de aula, como por exemplo, a Luciana Duranti ou mesmo do professor André Porto Ancona Lopes.
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