terça-feira, 31 de maio de 2016

Arquivo e Sociedade

Reflexão 2 - Gêneros documentais 

Segundo o dicionário de terminologia arquivística o gênero documental seria a configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na configuração de seu conteúdo, ou seja, seria a característica do conteúdo do documento, o modo de representação dele que depende do suporte.

No filme Gueto é possível ver diferentes gêneros documentais, como por exemplo, os textuais como relatórios de oficiais, imagéticos como fotografias, audiovisuais como filmes, e etc. Documentos bastante diferentes e por isso com gêneros variados, alguns feitos pelos nazistas e outros até mesmo pelos judeus para registrar o dia a dia no gueto, mesmo alguns não sendo considerados documentos naquela época.

Assunto ainda bem complicado de se comentar, já que com tantos documentos ainda precisam ser olhados cuidadosamente (mesmo que o cuidado seja tomado em cada ação feita nos documentos) por puro medo do erro, e esse é um assunto ainda considerado “incompleto” na arquivologia, pois os autores não abordam especificamente o tema e por isso é difícil adaptar especificamente o gênero, por exemplo, segue a dúvida, os livros seriam bibliográficos ou apenas documentos de gênero textuais? As atitudes são diversas quanto aos documentos e ao arquivo.

Por Brunna Mendes Ferreira - 14/0017569

Nenhum comentário:

Postar um comentário