quarta-feira, 8 de junho de 2016

Pesquisa nos Blogs Discentes

Considerando a atividade Pesquisa nos Blogs Discentes, onde deve-se procurar nos blogs discentes de Diplomatica e Tipologia documental (DTD) por três grupos que tenham realizado as oficinas e os utilizar como inspiração para agregar elementos que sejam interessantes a realização da oficina do Grupo Ciência Hemérica, então, avaliando e observando os recursos de apresentação, conteúdo e metodologia. Tem-se então quê:

1)Dançarq
Resumidamente: Aborda-se as relações entre a arquivística, necessariamente a Diplomatica e Tipologia documental, e a dança, especificadamente o Tango.

  • Apresentação: 
>O visual da apresentação física foi bem agradável. Utilizaram cores quentes, associadas ao tango, colocaram pegadas de passes de tango no chão que levavam em direção a um folder/cartas informacional , uma mesa redonda com lembrancinhas, flores, um computador que passava um vídeo do projeto "PES", panfleto a serem entregues e lista de presença.
>As "Arquilindas" estavam caracterizadas com cores quentes e flores vermelhas artificiais na cabeça, expressando a temática, o que foi bem chamativo e que demonstrava uma unidade do grupo.
>A apresentação foi curta o suficiente para prenderem a atenção do público. Bem estruturada de forma simples, clara e a fechar todas as brechas de possíveis perguntas.
*Tal estrutura de apresentação é extremamente útil para o grupo Ciência Hemérica emular, deve-se manter a unicidade ambiental e pessoal com o tema e a proposta arquivística, bem como utilizar dos subterfúgios para criar uma conexão com o público, em uma breve apresentação, de modo que se mantenha de forma agradável.
  • Conteúdo: 
>O conteúdo abordou: 1) a origem e função do tango e da arquivologia; 2) Os registros naturais oriundos do tango e da arquivologia em meio a processos; 3) As contribuições e modificações tecnológicas que impactaram o tango e arquivologia; 4) Documentos audiovisuais como registro arquivístico, abordando os documentos especiais e convencionais; 5) Falou-se sobre o projeto PES, que é relacionado a deficientes e a dança.
>Trouxe conceitos quanto a analises diplomáticas: Espécie, formato, gênero, forma, denominação, definição, suporte, dimensão e sinais de validação. E quanto a analises tipológicas: função arquivistica, produtor/fundo arquivístico, atividade, contexto, tipo documental, emissor, data tópica e data de produção. 
>Aborda-se a questão do arquivo permanente, analisando-se o tramite para autorização da utilização de imagens. Explicando utilizando um fluxograma para entender o tramite da autorização.
>Entrega-se certificado de capacitação.
>Finalizando a oficina presencial, entrega-se certificado, brinde com recado relacionado de que a dança seja doce e algumas rosas vermelhas.
>Na oficina "virtual" aplica-se um questionário para avaliar os conteúdos, então, se os realizar, atingindo 50% dele entrega-se um certificado. 
*É útil ao grupo Ciência Hemérica também emular a estruturação da apresentação, utilizar um tema atrativo/social e manter o foco arquivístico, trazendo os conceitos de forma integrada aos gostos do público. Finalizar, cumprindo os passos a passo, certificar, dar brindes relacionados ao tema e criar oficina virtual de forma clara de didática, podendo ainda avaliar o conhecimento dos leitores.
  • Metodologia:
>Estabeleceu-se metas e as cumpriu no decorrer da apresentação, com uma linguagem acessível a todos os públicos e relacionando-se os conceitos arquivísticos ministrados durante a disciplina.
>Atraí-se e prende-se a atenção do leitor com o tema da dança e o vídeo, então explica-se os conceitos.
>Fez-se divulgação pela faculdade de ciência da informação, em "cartaz" contendo informações para chamar e divulgar seu trabalho.
*Tais metodologias são úteis ao Ciência Hemérica pois deve-se ser capaz subtrair a linguagem científica do campo da arquivologia, quando possível, ou as transmitir de modo simples para todos os públicos, fazer divulgação para atrair dias antes.


Resumidamente o grupo senhores do arquivo analisa os Google Doodles como documento de arquivo e alisando-se os elementos em sua conformação por meio da diplomática e Tipológica e da configuração deles como série de documento digital. Destaca-se como interessante de implementação a apresentação do Grupo Ciência Hemérica:
  • Apresentação:
>A estrutura física da apresentação está simples, com uma mesa e uma estrutura branca atrás com informações dispostas. Contendo vários atrativos criativos, como um banner, uma espécie de maquete escrito GOOGLE, com suas cores características, o que ajuda já a criar a conexão com o usuário e quanto a ideia do tema abordado. Um computador para passar informações e mostrar os diversificados Doodles.
>Estão todos de roupas escuras para ajudar a criar a noção de que é um time e dá um carácter mais sério a exposição.
>Há uma lista de presença.
>Apresentaram de forma a chamar a atenção primeiro, cativando e depois trazendo os conceitos de arquivologia, explanando as linguagens técnicas necessárias sempre que as utiliza, mas as evitando.
>Passa-se informações acerca do blog por meio do folder.
*Tais informações supracitadas podem ser utilizadas pelo grupo Ciência Hemérica, trazendo pontos focais chamativos relacionados a conhecimentos prévios e de interesse já existente por parte do ouvinte.Usar uniformes não, seria mais interessante manter a vivacidade e o colorido, de preferência com roupas claras, uma vez que Heméra é uma deusa solar, embora relacionada a mentira e a ilusão. Lista de presença seria crucial, e por fim, é muito útil pensar primeiro, cativar e depois trazer os conceitos de arquivologia, explicando e esmiuçando sempre que se utilizar um conceito arquivístico, para que tudo fique bem entendido.
  • Conteúdo:
>A apresentação do conteúdo esquematiza em uma introdução ao tema tratado, falando um pouco da origem, do histórico e e da contextualização dos Doodles, só então trás os informações sobre a disciplina (conceitos de tipologia e diplomática), intercalando com o que eles chamaram de batalha dos doodles (trazendo conceitos de autenticidade e veracidade,  a exposição de realidade aumentada e uma relação com o tema escolhido) e por fim trazem informações acerca dos documentos digitais (documento virtual x documento digital, conceito de documento arquivístico virtual e documento arquivístico digital, a questão do produtor arquivístico e da destinação final: arquivo permanente).
*Tais informações supracitadas são úteis ao grupo Ciência Hemérica, na medida em que deve-se destinar pontos bem claros do que se falar quanto ao conteúdo, de modo a fechar todas as brechas e pensar possíveis dúvidas a serem perguntadas pelo público. Usar a abordagem inicial, utilizando exemplos e então partir para os conceitos, como já foi dito, entrando nos conceitos principais vistos no semestre, mas no caso, adequando ao Ciência Hemérica, quanto a tipologia, a diplomática, os conceitos de documento, documento arquivístico e quanto a importância do contexto, por exemplo.
  • Metodologia:
> O conteúdo é abordado de forma simples e didática para o entendimento de públicos diversificados, levantando-se questões e as respondendo de forma sistemática.
>Prioriza-se a interação com o público. Trazendo o máximo possível de questionamentos práticos e cotidianos, para então abordar soluções arquivísticas.
>Relaciona-se os conceitos arquivísticos, os vislumbrando no contexto do Google.
>Apresenta-se em tempo relativamente viável, passando vários conceitos de forma dinâmica e simples.
*Tais metodologias são interessantes, em se esquematizar e estabelecer um passo a passo de forma a aliar os conceitos arquivísticos à realidade interesses do público, de forma dinâmica e clara. Ademais a contribuição mais relevante é levantar questionamentos práticos cotidianos, de modo a despertar o interesse. O que pode ser utilizado no inicio da apresentação do grupo Ciência Hemérica.


3)Prevenidos da Diplomática
Resumidamente:  Aborda-se o tema do preservativo com o objetivo de desnudar a Diplomática, rasgar tabus e trazer informação de qualidade. Tendo como base as garantias oferecidas por meio da Diplomática e da Tipologia.
  • Apresentação:
>Fisicamente, a apresentação do grupo é simples, tem-se uma pequena mesa com forro branco, com as lembrancinhas (preservativos publicitários) e lista de participação, um suporte branco para pendurar os folders informativos,
>O Grupo produziu um uniforme para o grupo, para produzir unicidade e relacionar com o tema, como se fossem aquelas pessoas que apresentam campanhas de preservação.
>A estruturação da apresentação física/virtual fora curta, para prender a atenção do ouvinte.
>A apresentação virtual fora dada em Prezi, além de postar os conteúdos no próprio blog.
*Tal apresentação pode acrescentar a oficina do grupo Ciência Hemérica reforçando a noção de que deve-se apresentar de forma simples, trazer lembrancinhas temáticas, lista de participação e estrutura para transmitir a ideia do grupo e chamar pessoas mesmo que a distância, já evidenciando um pouco do tema e atraindo o público. A apresentação deve ser curta, entreter  e informar o ouvinte.
  • Conteúdo:
>Explica-se o que é um documento e documento arquivístico. Apresenta-se o tema proposto relacionando diversos assuntos relativos a preservativos dentro do contexto da Diplomática e Tipologia Documental e como ela se relaciona com o arquivo permanente. Evidencia-se o documento do grupo ( o preservativo) e seu uso comum, bem como acerca do suporte. Relaciona-se conceitualmente o preservativo com a diplomática. Questiona-se se é possível o considerar um documento, analisando-se conceitos da arquivística. Aborda-se a questão da tipologia documental e questiona-se se o preservativo possui uma, levantando a questão da autenticidade, analisa-se a embalagem do produto. Cria-se três fluxograma ferente a processo de exportação de preservativos, segundo o uso dele em uma campanha do uso de preservativos em carnaval e sobre o preservativo criado pelo grupo em uma pessoa em um encontro amoroso.
>O conteúdo está estruturado de forma lógica e simples, trazendo conceitos arquivísticos fundamentados na bibliografia da disciplina da época.
*Tal análise do conteúdo pode acrescentar ao grupo do Ciência Hemérica o reforço da ideia de que deve-se abordar os conceitos de arquivísticas sólidos "camuflados" em meio a um tema social relevante e interessante para diversificados públicos. "Estruturando-se em começo, meio e fim" e em uma abordagem rápida e instrutiva passar os conceitos de forma didática e dinâmica.
  • Metodologia:
>O grupo chamou a atenção com um tema bem chamativo, entretanto foi mais técnico, mas com uma linguagem simples, abordando os conceitos arquivísticos sem complicação, o que facilita o entendimento para qualquer público.
>A apresentação virtual por aquele slide em Prezi fora bem criativo, e ajuda a vislumbrar melhor os conceitos, do qual está com uma boa visualização e linguagem dinâmica.
>Cria-se unicidade e conexão com o público ao se utilizar uma boa apresentação, de forma simples e bem organizada.
*Tal análise acerca da metodologia acrescenta a oficina do grupo Ciência Hemérica a questão do Prezi, criar algum mecanismo alternativo para que se possa vislumbrar os conceitos, como um vídeo ou slide divertido para ter acesso ao conteúdo. Ademais, reforça-se a ideia é criar uma conexão com o público por meio de temas comuns, chamativos e expressá-lo por meio da "linguagem vestimental" e de apresentação do grupo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário