quinta-feira, 17 de março de 2016

Blogs Discentes

Abaixo apresenta-se uma lista dos blogs discentes, presentes no blog Diplomática e Tipologia, cujo link está nas referências dessa postagem:

1- Mais do que Meros Detalhes (Click no Link para ser direcionado a página original do blog ao citado)
Considerando que blog "Mais do que Meros Detalhes" objetivou abordar reflexões acerca da falsificação de documentos dentro de empresas, as punições e consequências da área da arquivística, abarcado casos que estão na mídia e outros temas relevantes, vinculados a arquivística. E uma vez que nossa proposta não está vinculada a nenhuma área específica, mas a todos os documentos e suas falsificações, pode-se então desfrutar da riqueza e do viés administrativo tão presente nesta sociedade da informação que vivemos hoje. Sendo assim tal blog contribuiria com sua temática e análises feitas acerca das falsificações de documentos, sejam eles mais elaborados e complexos nas diversas atividades que realiza-se e que realizamos cotidianamente, e pode contribuir com o confirmar dos diversos conceitos basilares da ciência da Arquivística vislumbrados na prática da realidade brasileira e com relatos de diversos crimes de falsificação ocorridos, sendo este um blog muito original e criativo.
Além disso, tal blog possui uma boa usabilidade, com um visual arrojado e simples, embora com algum tempo de uso ele comece a cansar a vista devido a cor quente, mas  contando com informações dispostas de forma simples e objetiva que possibilita uma boa usabilidade e cumpre efetivamente seu propósito de informar sobre sua temática.

2- Diplomática em Performance (Click no Link para ser direcionado a página original do blog ao citado)
Observa-se que blog "Diplomática em Performance" tem por finalidade  a construção de um espaço de reflexão acerca de documentos contemporâneos e fazendo-se relação a Diplomática e Tipologias documentais diversas. Desta forma tal blog pode contribuir com a nossa temática trazendo diversos exemplos atuais e diversificados, com muitas curiosidades interessantes e informações detalhadas sobre a exposição apresentada no final do semestre.
Já quanto a usabilidade, tal blog possui um formato agradável mas com uma fonte cansativa, pesada. As cores são mais tênues quanto a apresentação mas ainda sim conseguem agradar ao visual. Além disso, as informações estão super coerentes e coesivas, bem diretos, simples e práticos, assim. passando sua informação de forma certeira e transmitindo confiança e credibilidade.


A temática do blog "Memórias Póstumas" faz pensar acerca de documentos dos quais muitas vezes se evita ou se passa despercebido, devido a sua conotação digamos "culturalmente negativa", no Brasil. Entretanto, ele trás reflexões relevantes sobre documentos especiais, tais quais vídeos, livros e fotos e até mesmo crânios em uma contextualização arquivística. Podendo ele, então, contribuir com sua temática, trazendo exemplos criativos e interessantes, dos quais podem ser questionados e relacionados com a falsificação de documentos, com a originalidade e inventividade de tratar a arquivologia com um olhar mais prático, despertando o interesse no leitor, assim, demonstrando a importância dessa ciência de forma a prender a atenção e despertar uma visão crítica mais ampla sobre as tipologias e análises tipológicas possíveis.   
A usabilidade do blog é composta por um visual pesado, para criar um ar funéreo, e cumpre bem o seu objetivo. Pois apesar de abusarem das cores fortes, é um site agradável de ser e que consegue comunicar o que se pretende expressar. A fonte da letra foi bem escolhida e ele se apresenta de forma harmônica! Além disso, as informações estão bem dinâmicas e conversa-se com o leitor, criando um vínculo com ele, como se estivesse-se em um diálogo informal do qual debate-se sobre temas corriqueiros da vida, ou melhor, post mortem! (depois da morte), e que passa os conceitos arquivísticos referentes a análises diplomáticas dos documentos em um contexto arquivístico de forma clara, objetiva e instigante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário