sexta-feira, 18 de março de 2016

Análise diplomática do Termo de Posse do Lula

Termo de posse do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil do governo Dilma (Foto: Reprodução)
Termo de posse do ex-presidente Lula à Casa Civil.
Imagem retirada do site G1.

Tendo como base a notícia do site G1, o ex-presidente Lula talvez não poderia comparecer na posse (quinta-feira, dia 17), então a presidente Dilma enviou o documento para ele assinar "em caso de necessidade", segundo ela. Fato esse que gerou um grande alvoroço e do qual ir-se-á analisar com a visão diplomática. 
Analisando o termo de posse do ex-presidente Lula ao cargo de chefe da Casa Civil, nota-se que quanto aos aspectos diplomáticos, o documento apresenta a assinatura do ex-presidente Lula, porém a atual presidente Dilma não o assinou de antemão, e também não há sinais de validação, como por exemplo, a data, que no documento aparece incompleta apresentando apenas o mês e o ano, e também a falta de logotipo na folha do documento. E isto mostra que não foi tramitado corretamente, já que os sinais de validação necessários não existem e a data incompleta mostra que não houve uma ordem correta no trâmite.













quinta-feira, 17 de março de 2016

Blogs Discentes

Abaixo apresenta-se uma lista dos blogs discentes, presentes no blog Diplomática e Tipologia, cujo link está nas referências dessa postagem:

1- Mais do que Meros Detalhes (Click no Link para ser direcionado a página original do blog ao citado)
Considerando que blog "Mais do que Meros Detalhes" objetivou abordar reflexões acerca da falsificação de documentos dentro de empresas, as punições e consequências da área da arquivística, abarcado casos que estão na mídia e outros temas relevantes, vinculados a arquivística. E uma vez que nossa proposta não está vinculada a nenhuma área específica, mas a todos os documentos e suas falsificações, pode-se então desfrutar da riqueza e do viés administrativo tão presente nesta sociedade da informação que vivemos hoje. Sendo assim tal blog contribuiria com sua temática e análises feitas acerca das falsificações de documentos, sejam eles mais elaborados e complexos nas diversas atividades que realiza-se e que realizamos cotidianamente, e pode contribuir com o confirmar dos diversos conceitos basilares da ciência da Arquivística vislumbrados na prática da realidade brasileira e com relatos de diversos crimes de falsificação ocorridos, sendo este um blog muito original e criativo.
Além disso, tal blog possui uma boa usabilidade, com um visual arrojado e simples, embora com algum tempo de uso ele comece a cansar a vista devido a cor quente, mas  contando com informações dispostas de forma simples e objetiva que possibilita uma boa usabilidade e cumpre efetivamente seu propósito de informar sobre sua temática.

2- Diplomática em Performance (Click no Link para ser direcionado a página original do blog ao citado)
Observa-se que blog "Diplomática em Performance" tem por finalidade  a construção de um espaço de reflexão acerca de documentos contemporâneos e fazendo-se relação a Diplomática e Tipologias documentais diversas. Desta forma tal blog pode contribuir com a nossa temática trazendo diversos exemplos atuais e diversificados, com muitas curiosidades interessantes e informações detalhadas sobre a exposição apresentada no final do semestre.
Já quanto a usabilidade, tal blog possui um formato agradável mas com uma fonte cansativa, pesada. As cores são mais tênues quanto a apresentação mas ainda sim conseguem agradar ao visual. Além disso, as informações estão super coerentes e coesivas, bem diretos, simples e práticos, assim. passando sua informação de forma certeira e transmitindo confiança e credibilidade.


A temática do blog "Memórias Póstumas" faz pensar acerca de documentos dos quais muitas vezes se evita ou se passa despercebido, devido a sua conotação digamos "culturalmente negativa", no Brasil. Entretanto, ele trás reflexões relevantes sobre documentos especiais, tais quais vídeos, livros e fotos e até mesmo crânios em uma contextualização arquivística. Podendo ele, então, contribuir com sua temática, trazendo exemplos criativos e interessantes, dos quais podem ser questionados e relacionados com a falsificação de documentos, com a originalidade e inventividade de tratar a arquivologia com um olhar mais prático, despertando o interesse no leitor, assim, demonstrando a importância dessa ciência de forma a prender a atenção e despertar uma visão crítica mais ampla sobre as tipologias e análises tipológicas possíveis.   
A usabilidade do blog é composta por um visual pesado, para criar um ar funéreo, e cumpre bem o seu objetivo. Pois apesar de abusarem das cores fortes, é um site agradável de ser e que consegue comunicar o que se pretende expressar. A fonte da letra foi bem escolhida e ele se apresenta de forma harmônica! Além disso, as informações estão bem dinâmicas e conversa-se com o leitor, criando um vínculo com ele, como se estivesse-se em um diálogo informal do qual debate-se sobre temas corriqueiros da vida, ou melhor, post mortem! (depois da morte), e que passa os conceitos arquivísticos referentes a análises diplomáticas dos documentos em um contexto arquivístico de forma clara, objetiva e instigante.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Notícia da Semana Anterior: "Força-tarefa da Lava Jato Prende Mais Uma Funcionária da Odebrecht"

Notícia do dia 11 de março de 2016


Força-tarefa da Lava Jato Prende Mais Uma Funcionária da Odebrecht

A assistente administrativa da Odebrecht Ângela Palmeira Ferreira foi presa em Salvador e levada  para Curitiba. Sendo que ela foi encontrada por meio da análise dos documentos de Maria Lúcia, que era um outro alvo da 23ª ação da Lava Jato.

Tendo como base a Diplomática, "que é a disciplina que tem como objeto de estudo a autenticidade e a estrutura formal dos documentos" (ARQUIVO NACIONAL, 2005, Pág. 70), esta notícia pode ser entendida por meio dos documentos analisados, que eram tabelas com codinomes, datas e valores expressivos, verificando-se a autenticidade, integridade e as datas dos mesmos.

Quanto a autenticidade dos documentos, onde "verifica-se se os documentos estão de acordo com a legislação ou suas formas padrões que os tornem válidos" (ARQUIVO NACIONAL, 2005, pág. 39), a polícia federal fez buscas e encontrou documentos relevantes a operação lava jato em que Ângela estava envolvida, dos quais de fato estavam de acordo com o contexto da operação em sua forma e poderiam ser usados como prova. Além disso eles são verídicos, uma vez que a informação está de acordo com o fato, pois realmente mostravam a ilicitude do ocorrido, onde precisando-se ocultar os participantes utilizava-se codinomes para proteger as pessoas envolvidas. Portanto tais documentos e a análise deles são realmente um forte indício de que ela era participante do esquema de propina.

Fonte da Notícia: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/03/forca-tarefa-da-lava-jato-prende-mais-uma-funcionaria-da-odebrecht.html

Arquivo Nacional (Brasil) Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Autenticidade. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 232p.; 30cm. – Publicações Técnicas; nº 51.Pág 39 e 70. Disponível em:<http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf>.


sexta-feira, 11 de março de 2016

Verdade ou mentira?

Imagem: Hemera, de Willian-
Adolphe Bouguereau, em 1884.
O presente blog visa abordar a temática dos documentos arquivísticos e a falsificação deles. Levando-se em consideração a diplomática e as diversas tipologias documentais para compreender de forma séria, clara e objetiva o quê é necessário para garantir a autenticidade dos documentos e assim garantir o seu valor de prova.